sábado, 29 de agosto de 2009

Poesia Romântica!


Flores-e-Rosas - Graphics, Graficos e Glitters Para Orkut




Iniciamos o romantismo!
Agora vamos construir um texto colaborativo, cada um vai colocar sua contribuição sobre poesia romântica, lembrando que a cada postagem deve-se ler o que foi escrito anteriormente. As referências são importantíssimas para a conclusão do trabalho.
Vamos começar!!!!!

39 comentários:

  1. Aluna:Daiana aparecida moura serie:2ºA
    edu.geral

    poema de Gonçalvez de Magalhães

    ''A Confederação dos Tamoios''

    Como da pira extinta a labareda,
    Ainda o rescaldo crepitante fica,
    Assim do ardente moço a mente acesa
    Na desusada luta que a excitara,
    Ainda,alerta e escaldada se revolve!
    Como após da tormenta o mar banzeiro;
    Alma e corpo repouso achar não podem.
    Debalde os olhos cerra;a igreja,as casas,
    A vila,tudo antes ele se apresenta.
    Das preces a harmonia inda murmura
    Como um eco longinquo em seus ouvidos.
    Os discursos do tio mutilados,
    Malgrado seu,assaltam-lhe a memória.
    No espontêneo pensar lançada a mente,

    Redobrando de força,qual redobra
    A rapidez do corpo gravitante,
    Nova respostar ás razões ouvidas.
    Mas a noite declina,e branda aragem
    Começa a refrescar.Do céu os lumes
    Perdem a nitidez desfalecendo.
    Assim já frouxo o pensamente do índio,
    Entre a vigília e o sono vagueando,
    Pouco a pouco se olvida,e dorme,sonha

    Como imóvel na casa entorpecida,
    Clausurada a crisálida recobra
    Outra vida em silêncio,e desenvolve
    Essa lijeiras asas com que um dia
    Esvoaçará nos ares perfumados
    Onde enquanto réptil não se elevara;
    Assim a alma,no sono concentrada,
    Nesse mistério que chamamos sonho,
    Preludiando a vista do futuro,
    A póstuma visão preliba ás vezes!
    Faculdade divina,inexplicável
    A quem só da matéria as leis conhece.

    Ele sonha...Alto moço se lhe antolho
    De belo e santo aspecto,parecido
    Com uma imagem que vira atada a um tronco,
    E de setas o corpo traspassado,
    Num altar desse templo,onde estivera,
    - ''Vem!'' lhe diz ele e ambos vão pelos ares.
    Vibrado pelo sol no veloz giro,
    E vão pousar no alcantilado monte,
    Que curvado domina a Guanabara.

    Cerrado de nevoeiro se estendia
    sobre a vasta extensão de espaço em torno,
    Cobrando o verdor da imensa várzea;
    E o topo da montanha sobranceiro
    Parecia um penedo no Oceano.

    Mas o vilário de cinzenta névoa
    Pouco a pouco,subindo adelgaçou-se,
    E rarefeito enfim,em brancas nuvens.
    Foi flutuando pelo azul celeste.

    Que grandeza! Que imensa majestada!
    Que espantoso prodígio se levanta!
    Onde o sublime e o belo em harmonia
    O pensamento e a vista atraiem,enleva
    E faz que o coração extasiado
    Se dilate,se expanda,e bata,e impila
    Os olhos encantados se exorbitam,
    Como as vibradas cordas de uma lira,
    De algo prazer os nervos estremecem;
    Eo espírito pairando no infinito,
    Do belo nos arcanos engolfado,
    Parece alar-se das prisões do corpo.

    Niterói!Niterói!Como és formosa!
    Eu me glorio de dever-te o braço!
    Montanhas,várzeas,lagos,mares,ilhas
    Porlífica natura,céu ri dente,
    Léguas e légua de prodígios tantos.
    Nem todo tão harmônico e sublime,
    Onde olhos o verão longe deste Éden?


    site:http://www.anjoempoetasbrasileiros.hpg.com.br/gmagalhaepoemas.tm

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  2. Romantismo no Brasil
    O Romantismo no Brasil teve como marco fundador a publicação do livro "Suspiros poéticos e saudades", de Gonçalves de Magalhães, em 1836, e durou 45 anos terminando em 1881 com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis.

    Aluna: Bárbara Lais 2ºB Nº 06
    Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil

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  3. A Poesia Romântica

    No Brasil, a poesia romântica é marcada, num primeiro momento, pelo teor patriótico, de afirmação nacional, de compreensão do que era ser brasileiro, ou pela expressão do eu, isto é, pela expressão dos sentimentos mais íntimos, dos desejos mais pessoais, diferente do ideal de imitação da natureza presente na poesia árcade. Isto tudo seguido de uma revolução na linguagem poética, que passou a buscar uma proximidade com o cotidiano das pessoas, com a linguagem do dia-a-dia. No poema "Invocação do Anjo da Poesia", Gonçalves de Magalhães diz que vai abandonar as convenções clássicas (cultura grega) em favor do sentimento pessoal e do sentimento patriótico.


    Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil#A_Poesia_Rom.C3.A2ntica

    Aluna: Jéssica Riélly Katchorosvki, 2ªB

    bjs

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  4. A poesia romântica surge em meio aos fervores independentistas da primeira metade do século XIX, tendo como marco inicial a obra de Gonçalves de Magalhães, "Suspiros Poéticos e Saudades". Apesar de servir como marco de início do romantismo no Brasil, a obra "Suspiros Poéticos e Saudades" não apresenta grande notoriedade ou importância no cenário artístico poético do romantismo brasileiro assim como as outras obras de Gonçalves de Magalhães.

    Aluna : Lizziane P. Nascimento
    Serie: 2ºB
    Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil

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  5. Primeira geração - Indianista ou Nacionalista

    * Influência direta da Independência do Brasil (1822)
    * Nacionalismo, ufanismo
    * Exaltação à natureza e à pátria
    * O Índio como grande herói nacional
    * Sentimentalismo

    Principais poetas

    * Gonçalves de Magalhães
    * Gonçalves Dias
    * José de Alencar

    Aluna: Laiane Pereira.
    Serie: 2ºB
    Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil

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  6. Segunda geração - Ultrarromantismo ou Mal do Século

    Ultrassentimentalismo - Há uma ênfase nos traços românticos.O sentimentalismo é ainda mais exagerado.
    Fuga da realidade,evasão - Através da morte, da loucura, do vinho, etc.


    Aluna:Fernanda Naiara Bráz
    Série:2ºA
    Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil

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  7. Entre as principais características da primeira geração romântica no Brasil estão: o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de alma, emoções e sentimentalismo. Entre os principais autores : Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Araújo Porto Alegre.



    Aluna :Silvana toledo
    Série :2°A
    REFERÊNCIA :http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo

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  8. Na sua luta contra a racionalidade , o artista romântico valoriza todo e qualquer estado onírico , isto é , dominado pelo sonho , pela fantasia e pela imaginação . São momentos de suspensão passageira ou definitiva da razão que definem o ser humano passional, dentro do Romantismo. Toda loucura é válida.
    aluuna:mariana kokoten
    série:2b
    www.profabeatriz.hpg.ig.com.br/romanismo

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  9. Nome:Andressa Luiz N°04 Serie: 2° A
    Referência:http://www.literaturaepoesia.com/poesia-romantica.php

    A poesia romântica brasileira teve início com a publicação da obra “Suspiros Poéticos e Saudades” de Gonçalves de Magalhães, no ano de 1836,o Romantismo se caracterizou pela liberdade criadora e individual do artista, em oposição ao Arcadismo.
    Suas características mais importantes são: valorização do mundo pessoal em que a obra é expressão do Eu, o sentimento triunfa sobre a razão e há o apego aos sonhos, intuições, emoções e fantasia do poeta,no Brasil, a tendência nacionalista se revela através da figura do índio, considerado nosso primeiro herói e formador de nossa nacionalidade. A Natureza representa também um elemento de orgulho pela sua exuberância e colorido.
    Podem-se apontar três momentos distintos do Romantismo e da poesia romântica, chamados de “gerações”.

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  10. Gonçalves de Magalhães (1811 - 1882)

    Considerado o homem que iniciou o Romantismo no Brasil, Domingos José Gonçalves de Magalhães nasceu em Niterói em 1811 e, após formar-se em medicina, viajou para a Europa, onde tomou contato com as idéias românticas. Em 1836, juntamente com Araújo Porto Alegre, Torres Homem e Pereira da Silva, fundou, em Paris, a "Niterói - Revista Brasiliense".

    aluno:Cristiano Henrique Gonçalves
    serie:2ªB nº:12

    retirado:http:http://www.mundocultural.com.br/literatura1/romantismo/gmagalhaes.htm

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  11. Artes Plásticas

    As obras dos pintores brasileiros buscavam valorizar o nacionalismo, retratando fatos históricos importantes. Desta forma, os artistas contribuíam para a formação de uma identidade nacional. As obras principais deste período são : A Batalha do Avaí de Pedro Américo e A Batalha de Guararapes de Victor Meirelles. www.suapesquisa.com Rudiana Neumann 2b

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  12. Literatura romântica brasileira

    No ano de 1836 é publicado no Brasil Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães. Esse é considerado o ponto de largada deste período na literatura de nosso país. Essa fase literária foi composta de três gerações: www.suapesquisa.com joelma amaral 2b

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  13. O Romantismo

    O romantismo foi um movimento cultural que surgiu inicialmente na Grã-Bretanha e na Alemanha, como nas culturas orientais,favoreceu a revivência e a mistura de vários estilos, como o romântismo, ogótico, o bizantino, o chinês ou o arabe. Foi na Inglaterra que se verificaram manifestações da arquitetura romântica.

    O Romantismo no Brasil

    Começa o Romantismo no Brasil em 1836, com publicação de Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães. Aparece também, nessa época, a revista Niterói, com idéias românticas de Gonçalves de Magalhães, Porto Alegre e Torres Homem.

    Referência:http://www.coladaweb.com/literatura/romantismo

    http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/portugues/portugues_trabalhos/romantismo.htm

    nome: jaila Assani G. Laurentino
    nº 17
    serie: 2º A E. Geral

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  14. continuação ...

    Considerado o homem que iniciou o Romantismo no Brasil, Domingos José Gonçalves de Magalhães nasceu em Niterói em 1811 e, após formar-se em medicina, viajou para a Europa, onde tomou contato com as idéias românticas. Em 1836, juntamente com Araújo Porto Alegre, Torres Homem e Pereira da Silva, fundou, em Paris, a "Niterói - Revista Brasiliense".


    nome: jaila Assani G. Laurentino
    nº 17
    serie: 2º A E. Geral

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  15. Aluna:Kamila Rodrigues
    serie:2°A
    n°:20

    O Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

    Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.

    O termo romântico refere-se, assim, ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.

    Bibliografia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo

    Romantismo no Brasil:

    No Brasil, o momento histórico em que ocorre o Romantismo tem que ser visto a partir das últimas produções árcades, caracterizadas pela satírica política de Gonzaga e Silva Alvarenga, bem como as idéias de autonomia comuns naquela época. Em 1808, com a chegada da corte portuguesa ao Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte, a cidade do Rio de Janeiro passa por um processo de urbanização, tornando-se um campo propício à divulgação das novas influências européias; a então colônia brasileira caminhava no rumo da independência.

    Após 1822, cresce no Brasil independente o sentimento de nacionalismo, busca-se o passado histórico, exalta-se a natureza da pátria; na realidade, características já cultivadas na Europa e que se encaixavam perfeitamente à necessidade brasileira de ofuscar profundas crises sociais, financeiras e econômicas. De 1823 a 1831, o Brasil viveu um período conturbado como reflexo do autoritarismo de D. Pedro I: a dissolução da Assembléia Constituinte ; a Constituição outorgada; a Confederação do Equador; a luta pelo trono português contra seu irmão D. Miguel; a acusação de ter mandado assassinar Líbero Badaró e, finalmente, a abdicação. Segue-se o período regencial e a maioridade prematura de Pedro II. É neste ambiente confuso e inseguro que surge o Romantismo brasileiro, carregado de lusofobia e, principalmente, de nacionalismo.

    Bibliografia:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo

    Gonçalves de Magalhaes:

    Domingos José Gonçalves de Magalhães nasceu no Rio de Janeiro, em 1811. Viveu na Europa, onde teve contato com a poesia romântica. A obra Suspiros Poéticos e Saudades foi considerada a obra inaugural do Romantismo no Brasil. O autor procurou criar e consolidar uma literatura nacional para o país. Morreu em Roma, em 1882. Seu poema de destaque foi Noite tempestuosa do livro Urânias.

    Obras: Suspiros Poéticos e Saudades (1836); Urânias (1862); Cânticos Fúnebres (1864) e outros

    Bibliografia:http://www.graudez.com.br/literatura/romantismopoesia.html

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  16. Almeida Garrett

    João Baptista da Silva Leitão de Almeida e mais tarde visconde de Almeida Garrett, (Porto, 4 de Fevereiro de 1799 — Lisboa, 9 de Dezembro de 1854) foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, Par do Reino, ministro e secretário de Estado honorário português.
    Grande impulsionador do teatro em Portugal, uma das maiores figuras do romantismo português, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.

    Referência:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Almeida_Garrett

    Aluna: Bruna Mendes Vasconcelos nº08
    Série: 2ºB

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  17. Em 1843, Garrett publica o Romanceiro e o Cancioneiro Geral, colectâneas de poesias populares portuguesas, e em 1845 o primeiro volume d'O Arco de Santana (o segundo apareceria em 1850), romance histórico inspirado por Notre Dame de Paris de Victor Hugo. Esta obra seduz não só pela recriação do ambiente medieval do Porto, mas sobretudo pela qualidade da prosa,longe das convenções anteriores e muito mais próxima da linguagem falada.

    A obra que se lhe seguiu deu expressão ainda mais vigorosa a estas tendências: Viagens na minha terra, livro híbrido em que impressões de viagem, de arte, paisagens e costumes se entrelaçam com uma novela romântica sobre factos contemporâneos do autor e ocorridos na proximidade dos lugares descritos (outra inovação para a época, em que predominava o romance histórico). A naturalidade da narrativa disfarça a complexidade da estrutura desta obra, em que alternam e se entrecruzam situações discursivas, estilos, narradores e temas muito diversos.

    Priscila Levinski Sá
    2ºB

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  18. O Romantismo assumiu em nossa literatura um significado secundário, de um movimento anticolonialista e antilusitano, de rejeição à literatura produzida na época colonial, aos modelos culturais portugueses. Por isso a primeira geração romântica tinha a preocupação de garantir uma identidade nacional que nos separassem de Portugal, buscam no passado histórico elementos de origem nacional.

    Aluna: Analisa Caroline de Campos 2"B"
    site:www.mundoeducação.com.br

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  19. Terceira geração

    A terceira geração é também conhecida como “O condoreirismo”, os poetas dessa geração apresentam estilo grandioso ao tratarem de temas sociais, eram comprometidos com a causa abolicionista e republicana desenvolvendo assim a poesia social.

    Aluna:Janaina Rosa Pereira 2ºB
    Referência:www.mundoeducação.com.br

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  20. Romantismo

    Em nossa terra, inicia-se em 1836 com a publicação, na França, da Nictheroy - Revista Brasiliense, por Gonçalves de Magalhães. Neste período, nosso país ainda vivia sob a euforia da Independência do Brasil. Os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do pais. As obras brasileiras valorizavam o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso pais e o cotidiano popular.

    No ano de 1836 é publicado no Brasil Suspiros Poéticos e Saudades de Gonçalves de Magalhães. Esse é considerado o ponto de largada deste período na literatura de nosso país. Essa fase literária foi composta de três gerações.

    1ª Geração - conhecida também como nacionalista ou indianista, pois os escritores desta fase valorizaram muito os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como " bom selvagem" e, portanto, o símbolo cultural do Brasil. Destaca-se nesta fase os seguintes escritores : Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza.

    Referência: http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm
    Aluna: Angela Beatriz
    Número: 05
    Série: 2ªA E.M.

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  21. Gonçalves Dias
    Nascido em Caxias (Maranhão), era filho de uma união não oficializada entre um comerciante português com uma mestiça cafuza brasileira (o que muito o orgulhava de ter o sangue das três raças formadoras do povo brasileiro: branca, indígena e negra), e estudou inicialmente por um ano com o professor José Joaquim de Abreu, quando começou a trabalhar como caixeiro e a tratar da escrituração da loja de seu pai, que veio a falecer em 1837.

    Iniciou seus estudos de latim, francês e filosofia em 1835 quando foi matriculado em uma escola particular.

    Foi estudar na Europa, em Portugal em 1838 onde terminou os estudos secundários e ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1840), retornando em 1845, após bacharelar-se. Mas antes de retornar, ainda em Coimbra, participou dos grupos medievistas da Gazeta Literária e de O Trovador, compartilhando das idéias românticas de Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Antonio Feliciano de Castilho. Por se achar tanto tempo fora de sua pátria inspira-se para escrever a Canção do exílio e parte dos poemas de "Primeiros cantos" e "Segundos cantos"; o drama Patkull; e "Beatriz de Cenci", depois rejeitado por sua condição de texto "imoral" pelo Conservatório Dramático do Brasil. Foi ainda neste período que escreveu fragmentos do romance biográfico "Memórias de Agapito Goiaba", destruído depois pelo próprio poeta, por conter alusões a pessoas ainda vivas.

    No ano seguinte ao seu retorno conheceu aquela que seria sua grande musa inspiradora: Ana Amélia Ferreira Vale. Várias de suas peças românticas, inclusive “Ainda uma vez — Adeus” foram escritas para ela. Nesse mesmo ano ele viajou para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, onde trabalhou como professor de história e latim do Colégio Pedro II, além de ter atuado como jornalista, contribuindo para diversos periódicos: Jornal do Commercio, Gazeta Oficial, Correio da Tarde e Sentinela da Monarquia, publicando crônicas, folhetins teatrais e crítica literária.
    Aluna: Brunna Pacheco.
    Serie: 2ºB
    Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil

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  22. A prosa romântica inicia-se com a publicação do primeiro romance brasileiro "O filho do Pescador", de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa em 1843. O primeiro romance brasileiro em folhetim foi "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844. O romance brasileiro caracteriza-se por ser uma "adaptação" do romance europeu, conservando a estrutura folhetinesca européia, com início, meio e fim seguindo a ordem cronológica dos fatos.

    O Romance brasileiro poderia ser dividido em duas fases: Antes de José de Alencar e Pós-José de Alencar, pois antes desse importante autor as narrativas eram basicamente urbanas, ambientadas no Rio de Janeiro, e apresentavam uma visão muito superficial dos hábitos e comportamentos da sociedade burguesa.

    yohana nayara série: 2°B ed.geral

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  23. Os poetas da segunda geração do Romantismo eram na sua maioria, jovens universitários do Rio de Janeiro e de São Paulo.

    Na segunda geração os principais poetas foram:

    * Álvares de Azevedo
    * Casimiro de Abreu
    * Junqueira Freire
    * Fagundes Varela

    Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo_no_Brasil
    http://members.tripod.com/osmar_arend/2gera.html

    Aluna: Luciane Turczen Flizicoski
    n°: 23
    Turma: 2°A Ed.Geral

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  24. treceira geração....

    Os destaques desta geração foram Castro Alves, Sousândrade e Tobias Barreto. Castro Alves, denominado "Poeta dos Escravos", o mais expressivo representante dessa geração com obras como Espumas Flutuantes e Navio Negreiro. Sousândrade não foi um poeta muito influente, mas tem uma pequena importância pelo descritivismo de suas obras. Tobias Barreto é famoso pelos seus poemas românticos.

    aluna: Alessandra Almeida
    serie: 2B
    referençia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo

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  25. Tobias Barreto (Vila de Campos do Rio Real SE, 1839 - Recife PE, 1889) começou a trabalhar como professor, em 1854, em Lagarto SE. Em 1857 participou, em Vila de Itabaiana SE, de concurso para cadeira de Latim, obtendo primeiro lugar. Entre 1862 e 1870, aproximadamente, foi dono de colégio secundário, além de professor de Francês, Latim, História, Retórica, Filosofia e Matemática elementar em Recife PE. Na década seguinte foi proprietário de tipografia, em Escada PE, onde imprimiu suas obras e publicou jornais. Ainda na década de 1870 foi membro do Partido Liberal e deputado da Assembléia Provincial pelo Partido Liberal, em Recife. Entre 1882 e 1889 lecionou várias disciplinas na Faculdade de Direito de Recife. Sua obra poética Dias e Noites foi publicada em 1893. A poesia de Tobias Barreto vincula-se à terceira geração do Romantismo; de acordo com o crítico Antonio Candido, "Tobias Barreto trovejava no Recife a grandiloquência que se chamou condoreira e que o moço Castro Alves absorvia, quando estudante naquela cidade, com a predisposição de leitor precoce de Victor Hugo. Poeta menor, não obstante a desmedida vaidade e o incenso dos amigos (...), Tobias Barreto deixou alguns poemas heróicos de bom corte oratório.".

    Diogo Rinaldo 2º B ED. GERAL
    SITE: http://www.astormentas.com/din/biografia.asp?autor=Tobias+Barreto

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  26. Para ilustrar a noção da criação como fracasso, escolhi um poema do livro Les feuilles d’Automne, de 1831. O nome do livro é bastante sugestivo, já que evoca a idéia de resto (folha) que cai, se desprende do seu gerador (a árvore) e morre, como um poema. Esse processo tem sido em geral relacionado ao envelhecimento (posto que a coletânea foi escrita em um momento chave do poeta, a passagem dos seus trinta anos), mas veremos que ele também pode ser tomado como símbolo da criação literária.
    Escolhemos talvez o texto mais simples do livro, “Avant que mes chansons...”, a penúltima das quarenta folhas de outono contidas na coletânea, por permitir de forma quase “didática” essa nossa proposta de interpretação.
    O poema é composto por apenas três estrofes, compostas cada uma de seis versos octassílabos. Por sua vez, cada verso tem um ritmo bastante semelhante, com três acentos uniformemente distribuídos no seu começo, meio e fim. As rimas também são totalmente regulares e seguem a estrutura aabccb. Ou seja, pela rigidez de sua estrutura, podemos considerar este poema como um paradigma de tentativa de formalização do mundo.
    Na primeira estrofe, já observamos a associação do poema (chanson) com as folhas secas do título do livro, neste caso, ainda flores:

    Avant que mes chansons aimées
    Si jeunes et si parfumées,
    Du monde eussent subi l’affront,
    Loin du peuple qui les foule,
    Comme elles fleurissaient en foule,
    Vertes et fraiches dans mon front

    As canções eram belas enquanto elas floresciam na testa do poeta, ou seja, quando elas ainda estavam em gestação intelectual. Essa beleza expressa-se através de uma série semântica de adjetivos “positivos”, como “aimées” (que representa a ligação afetiva do poeta com os poemas), “jeunes”, “parfumées”, “vertes” e “fraîches” (que representam a ilusão, a inocência, a novidade) e “fleurissaient en foule” (que evoca a abundância). Mas toda esse frescor morreria depois de ter sido pisado pela multidão e sofrido uma afronta do mundo. O que seria essa afronta? Seria difícil afirmar que o poeta estivesse se referindo a um repúdio do público. Já nessa idade, Victor Hugo era considerado um poeta bastante popular. Talvez seja possível ligar essa afronta a simplesmente o contato com o mundo, o desprendimento do poema que passa da mão do autor aos olhos esmagadores dos leitores.
    Na segunda estrofe, a série semântica já não se liga à beleza. Uma vez desprendidas da sua árvore-poeta, as flores amadas se transformam em resto, dejetos:

    De l’arbre à présent détachées,
    Fleurs par l’aquilon desséchées,
    Vains débris qu’on traine en rêvant,
    Elles errent éparpillées,
    De fange ou de poudre souillées,
    Au gré du flot, au gré du vent


    Nome: Rafael H. Munhoz 2ªB

    br.geocities.com/camigopino/hugo.doc

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  27. Aluna:Michele de Oliveira Nº:24 Série:2ºA

    Entre o fim do século XVIII e início do século XIX surgiu o movimento romântico.
    Uma face mais positiva dessa escola foi a que se voltou para a literatura popular, daí a necessidade de que o poeta romântico sentiu em fazer uma poesia que fosse acessível, com motivos populares, e, ao mesmo tempo, que fosse de um nível literário respeitado.
    Os críticos dão Gonçalves de Magalhães, como o primeiro poeta romântico brasileiro. Araújo Porto Alegre seria o seu companheiro nesse primeiro grupo romântico.

    http://www.cfh.ufsc.br/

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  28. Araújo Porto Alegre
    (1806-1879)
    - Um escritor e tanto
    Praticando, além da pintura e da arquitetura, a literatura, Porto-alegre publicaria os livros de poesia Brasiliana (1843), O Caçador (1843), Brasiliana I (1844), O Voador (1844), A Destruição das Florestas (1845), Brasiliana em Três Cantos (1845), O Corcovado (1847) e principalmente o grande poema épico em mais de 20 mil versos Colombo (1866), bem como algumas peças de teatro Angélica e Firmino (1845); A Estátua Amazônica (1851); Os Voluntários da Pátria, (1877) etc., libretos para óperas (O Prestígio da Lei, 1859, música de Francisco Manuel; A Restauração de Pernambuco, 1852, música de Gianini; A Véspera dos Guararapes, A Noite de São João, etc.) e traduções de peças (Electra, de Eurípedes, Lucrecia Borgia, de Victor Hugo, Cristina da Suécia, de Dumas Pai, etc.), ocupando nas letras nacionais um espaço todo especial, a meio cantinho entre o neoclassicismo de sua mocidade e o romantismo de seus anos maduros.
    Homem-tudo, como a ele se referiu Max Fleuiss, deixou publicados nada menos de 135 trabalhos de literatura propriamente dita, 20 peças teatrais e quatro traduções.

    Fonte: http://www.pitoresco.com.br/laudelino/portoalegre/portoalegre.htm

    Nome: Adriana Assunção
    Número: 01
    Série: 2°A

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  29. CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO ROMANTISMO

    SUBJETIVISMO – O escritor romântico, quer da prosa quer da poesia, tem compromisso com o individual. A realidade circundante é absorvida, sofre transformações interiores e chega ao público por meio da ótica pessoal do artista.

    IMAGINAÇÃO CRIADORA – O mundo à volta do escritor, tal como é, não o satisfaz. A realidade que o circunda expõe problemas sociais cuja solução independe de sua vontade e fere a sua visão da vida. O que fazer? Criar mundos imaginários, situados no passado ou no futuro, sem as dificuldades cotidianas e familiares.

    EXAGERO – O escritor romântico, principalmente o romancista, no afã de criar personagens perfeitas, cai no exagero. Alencar, para criar Iracema ou Peri, não se ateve à realidade indígena brasileira. Assim, a índia (em Iracema) tem lábios de mel, corre mais que uma ema selvagem e tem hálito perfumado (mesmo sem jamais ter escovado os dentes).

    Nome: Daiane
    Número: 10
    Série: 2°A

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  30. Visconde de Taunay – a originalidade do Romance Regionalista

    O romance regionalista é um gênero da prosa romântica tipicamente brasileiro, completamente original. Isso se deve ao fato de não ter inspiração em modelos europeus, já que os cenários e enredos são basicamente inspirados em paisagens, costumes, valores e comportamentos típicos de pequenos proprietários de regiões brasileiras.

    Nome: Bruna Claudino
    Número: 06
    Série: 2º A

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  31. Franklin Távora
    1842-1888
    Escritor brasileiro.

    Primeiro romancista do nordeste, defensor de um regionalismo radical, adotou temas do sertão nordestino.

    Defensor de uma "literatura do Norte", que opunha à de José de Alencar, Franklin Távora desenvolveu temas do sertão nordestino em seus romances e contos. Se por vezes cedeu à tentação do pitoresco, foi também hábil na "exatidão daguerreotípica" que pretendia. Por seu regionalismo extremado, foi considerado por muitos o primeiro romancista do Nordeste. João Franklin da Silveira Távora nasceu em Baturité CE em 13 de janeiro de 1842.

    Foi educado em Recife PE, onde se formou em direito e ocupou os cargos de diretor da Instrução Pública e secretário da Assembléia Provincial. Ao mudar-se para o Rio de Janeiro, ingressou na Secretaria do Império. Estreou com os contos ultra-românticos de A trindade maldita (1861), nos quais ainda não se fazia sentir a típica orientação de sua obra
    Nome: Bianca O
    Número: 07
    Série:2°B

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  32. O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
    As características principais deste período são : valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.

    O ROMANTISMO NO BRASIL

    Em nossa terra, inicia-se em 1836 com a publicação, na França, da Nictheroy - Revista Brasiliense, por Gonçalves de Magalhães. Neste período, nosso país ainda vivia sob a euforia da Independência do Brasil. Os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do pais. As obras brasileiras valorizavam o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso pais e o cotidiano popular.

    Música Romântica no Brasil

    A emoção, o amor e a liberdade de viver são os valores retratados nas músicas desta fase. O nacionalismo, nosso folclore e assuntos populares servem de inspiração para os músicos. O Guarani de Carlos Gomes é a obra musical de maior importância desta época.

    Teatro

    Assim como na música e na literatura os temas do cotidiano, o individualismo, o nacionalismo e a religiosidade também aparecem na dramaturgia brasileira desta época. Em 1838, é encenada a primeira tragédia de Gonçalves de Magalhães : Antônio José, ou o Poeta e a Inquisição. Também podemos destacar a peça O Noviço de Martins Pena.

    Aluna:Flávia Moreira de Souza n°:18 2°B

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  33. Wellen, segundo A, numero 33


    Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

    Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo Iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.

    O termo romântico refere-se, assim, ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo

    Se se Morre de Amor!
    Meere und Berge und Horizonte zwischen den
    Liedenben — aber die Seelen versetzen sich aus
    dem staubigen Kerker und treffen sich im Paradiese
    der Liebe.
    SCHILLER. Die Rauber.


    Se se morre de amor! — Não, não se morre,
    Quando é fascinação que nos surpreende
    De ruidoso sarau entre os festejos;
    Quando luzes, calor, orquestra e flores
    Assomos de prazer nos raiam n'alma,
    Que embelezada e solta em tal ambiente
    No que ouve, e no que vê prazer alcança!

    (...)

    Amor é vida; é ter constantemente
    Alma, sentidos, coração — abertos,
    Ao grande, ao belo; é ser capaz d'extremos,
    D'altas virtudes, té capaz de crimes!
    Compr'ender o infinito, a imensidade,
    E a natureza e Deus; gostar dos campos,
    D'aves, flores, murmúrios solitários;
    Buscar tristeza, a soledade, o ermo,
    E ter o coração em riso e festa;
    E à branda festa, ao riso da nossa alma
    Fontes de pranto intercalar sem custo
    Conhecer o prazer e a desventura
    No mesmo tempo, e ser no mesmo ponto
    O ditoso, o misérrimo dos entes:
    Isso é amor, e desse amor se morre!

    Amar, e não saber, não ter coragem
    Para dizer que amor que em nós sentimos;
    Temer qu'olhos profanos nos devassem
    O templo, onde a melhor porção da vida
    Se concentra; onde avaros recatamos
    Essa fonte de amor, esses tesouros
    Inesgotáveis, d'ilusões floridas;
    Sentir, sem que se veja, a quem se adora,
    Compr'ender, sem ouvir, seus pensamentos,
    Segui-la, sem poder fitar seus olhos,
    Amá-la, sem ousar dizer que amamos,
    E, temendo roçar os seus vestidos,
    Arder por afogá-la em mil abraços:
    Isso é amor, e desse amor se morre!

    (...)


    Publicado no livro Cantos (1857). Poema integrante da série Novos Cantos.

    In: GRANDES poetas românticos do Brasil. Pref. e notas biogr. Antônio Soares Amora. Introd. Frederico José da Silva Ramos. São Paulo: LEP, 1959. v.

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  34. O Romantismo surgiu na Europa numa época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam os sistemas de governo despóticos e surgia o liberalismo político (não confundir com o liberalismo econômico do Século XX). No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição.

    oaracterísticas
    O romantismo seria dividido em 3 gerações: (1ºgeração)As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destacam-se o nacionalismo, presente da colectânea de textos e documentos de caracter fundacional e que remetam para o nascimento de uma nação, facto atribuído à época medieval, a idealização do mundo e da mulher e a depressão por essa mesma idealização não se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo.(2ºgeração)Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo.(3ºgeração) Seria a fase de transição para outra corrente literária, o realismo, onde denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irónica (vide Eça de Queiróz), com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades.
    Aluna Josiane Andarade
    2°A n°19
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo#Caracter.C3.ADsticas

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  35. Romantismo no BRasil.

    Entre as principais características da primeira geração romântica no Brasil estão: o nacionalismo ufanista, o indianismo, o subjetivismo, a religiosidade, o brasileirismo (linguagem), a evasão do tempo e espaço, o egocentrismo, o individualismo, o sofrimento amoroso, a exaltação da liberdade, a expressão de estados de alma, emoções e sentimentalismo.

    A segunda geração, também conhecida como Byroniana e Ultra-Romantismo, recebeu a denominação de mal do século pela sua característica de abordar temas obscuros como a morte, amores impossíveis e a escuridão.

    Entre seus principais autores estão Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. Álvares de Azevedo fazia parte da sociedade epicuréia destinada a repetir no Brasil a existência boêmia de Byron. Obras: Pálida à Luz, Soneto, Lembranças de Morrer, Noite na Taverna. Casimiro de Abreu escreveu As Primaveras, Poesia e amor, etc. Fagundes Varela, embora byroniano, já tinha em sua poesia algumas características da terceira geração do romantismo. Junqueira Freire, com estilo dividido entre a homossexualidade e a heterossexualidade, demonstrava as idiossincrasias da religião católica do século XIX.

    Já as principais características da segunda geração foram o profundo subjetivismo, o egocentrismo, o individualismo, a evasão na morte, o saudosismo (lamentação) em Casimiro de Abreu, por exemplo, o pessimismo, o sentimento de angústia, o sofrimento amoroso, o desespero, o satanismo e a fuga da realidade.

    Por fim há a terceira geração, conhecida também como geração Condoreira, simbolizada pelo Condor, uma ave que costuma construir seu ninho em lugares muito altos e tem visão ampla sobre todas as coisas, ou Hugoniana, referente ao escritor francês Victor Hugo, grande pensador do social e influenciador dessa geração.

    Os destaques desta geração foram Castro Alves, Sousândrade e Tobias Barreto. Castro Alves, denominado "Poeta dos Escravos", o mais expressivo representante dessa geração com obras como Espumas Flutuantes e Navio Negreiro. Sousândrade não foi um poeta muito influente, mas tem uma pequena importância pelo descritivismo de suas obras. Tobias Barreto é famoso pelos seus poemas românticos.

    As principais características são o erotismo, a mulher vista com virtudes e pecados, o abolicionismo, a visão ampla e conhecimento sobre todas as coisas, a realidade social e a negação do amor platônico, com a mulher podendo ser tocada e amada.

    Essas três gerações citadas acima, apenas se aplicam para a poesia romântica, pois a prosa no Brasil, não foi marcada por gerações, e sim por estilos de textos - indianista, urbano ou regional - que aconteceram todos simultaneamente.

    No país, entretanto, o romantismo perdurará até à década de 1880. Com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis, em 1881, ocorre formalmente a passagem para o período realista.


    Aluno Giovani De LIma
    2°A n°15

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo#Caracter.C3.ADsticas

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  36. Principais escritores românticos brasileiros

    *Gonçalvez Dias: principal poeta romântico e um dos melhores da língua portuguêsa, nacionalista, autor da famosa Canção do Exílio, da nem tão famosa mas muito melhor I-Juca-Pirama e de muitos outros poemas.

    *Álveres de Azevedo: o maior romântico da Segunda Geração Romântica; autor de Líra dos Vinte Anos, Noite na Taverna e Macário.

    *Castro Alves: grande representante da Geração Condoeira, escreveu, principalmente, poesias abolicionistas como o Navio Negreiro.

    *Joaquim Manuel de Macedo, romantisca urbano escreveu A moreninha e também O Moço Loiro.

    *José de Alencar, principal romancista romântico. Romances urbanos: Lucíola, A viuvinha, Cinco Minutos, Senhora. Romances regionalistas: O Gaúcho, O Sertanejo, O Tronco do Ipê.

    *Romances históricos: A Guerra dos Mascates, As Minas de Prata. Romances indianistas: O Guarani, Iracema e Ubirajara.

    *Manuel Antônio de Almeida: romancista urbano, precursor do Realismo. Obras: Memórias de um Sargento de Milícias.

    *Bernardo Guimarães: considerado fundador do Regionalismo. Obras: A Escrava Isaura, O Seminarista.

    *Franklin Távora: regionalista. Obra mais importante: O Cabeleira.

    *Visconde de Taunay: regionalista. Obra mais importante: Inocênsia

    Aluno: Djean 2°B N°17

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  37. Nome: Vanessa M. Calaudino 2ºA


    No Brasil, a poesia romântica é marcada, num primeiro momento, pelo teor patriótico, de afirmação nacional, de compreensão do que era ser brasileiro, ou pela expressão do eu, isto é, pela expressão dos sentimentos mais íntimos, dos desejos mais pessoais, diferente do ideal de imitação da natureza presente na poesia árcade. Isto tudo seguido de uma revolução na linguagem poética, que passou a buscar uma proximidade com o cotidiano das pessoas, com a linguagem do dia-a-dia. No poema "Invocação do Anjo da Poesia", Gonçalves de Magalhães diz que vai abandonar as convenções clássicas (cultura grega) em favor do sentimento pessoal e do sentimento patriótico.
    A poesia romântica surge em meio aos fervores independentistas da primeira metade do século XIX, tendo como marco inicial a obra de Gonçalves de Magalhães, "Suspiros Poéticos e Saudades". Apesar de servir como marco de início do romantismo no Brasil, a obra "Suspiros Poéticos e Saudades" não apresenta grande notoriedade ou importância no cenário artístico poético do romantismo brasileiro assim como as outras obras de Gonçalves de Magalhães.


    wikipédia

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  38. As formas do Romantismo:
    os artistas românticos representaram uma fase revolucionária da história do Ocidente. Foram os primeiros a encarar o público como consumidor de suas obras, antes feitas exclusivamente para as cortes e o Estado.
    Subdivididos em :
    Sentimentalismo;
    Subjetivismo;
    idealização;
    escapismo;
    liberdade de criação;
    individualismo;
    pessimismo;
    religiosidade;
    nativismo;
    luta contra nobreza;


    Referência:
    série nosssa literatura
    livro: Senhora
    autor Jose de Alencar
    editora: Escala educacional

    Aluno: Anderson Schulte
    nº: 03
    Turma: 2°A

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  39. Nome: Eduardo P. Assis Lima.
    nome do poema: Amor Eterno.

    Desde que o mar nao seja mar
    Desde que a terra nao seja terra
    O amor nao sai da minha cabeça

    A Cabeça ou Coração?
    Eis a questão do amor
    Que nos ocupa de Glamour
    Felicidade e Prazer

    Felicidade sem fim
    Amor sem fim
    Será eterno?
    Aposto que sim

    Amor pode ter fim?
    Lógico que não
    Se acabar assim
    Foi so uma simples paixão.

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Obrigada por sua contribuição! Abraços Prof Rosane